7 de agosto de 2006

Observações Bibliográficas

Alguns leitores sempre escrevem pedido uma bibliografia para orientar ou para garantir embasamento sobre a Série. Infelizmente, não há um livro, ou vários deles, que poderia citar como referência específica. Não há um roteiro de consultas específico. São 13 anos de estudo e de entrelaçamentos entre fatos que saem nos jornais e revistas - tanto nacionais como internacionais - que são feitos com base no olhar estratégico nuclear em que se baseia a "tese" da Zona de Retaguarda. A tese foi, primeiramente, desenvolvida por dois ex-militares da área de Comunicações do Exército Brasileiro - um deles já falecido - , que me deixaram não só seu legado de estudos, mas a missão de aprimorá-los, bem como decidir a hora em que seria oportuno divulgar um tema tão polêmico.
Portanto, o que os leitores acompanham, em capítulos, é a contrução de uma teoria que somente foi possível graças às primeiras observações desses dois homens, que estavam perto do poder e que tinham acesso a uma série de informações que só vieram a ser de domínio público alguns anos mais tarde. O trabalho, depois, foi captar os fatos, sob o olhar da teoria da Zona de Retaguarda, e entrelaçá-los, sempre com a preocupação de vir atualizando-os, de modo a que todas as pessoas pudessem enxergar os fatos com a mesma clarividência. É um processo contínuo de construção, ainda não acabado - posto que o tema é atual e está longe de seu desfecho.
É obvio que, além do trabalho de "clipping" jornalístico, há uma série de livros que precisam e devem ser lidos. Em breve, estarei divulgando uma seqüência deles. Há o "pulo do gato" também, que são alguns informantes "irreveláveis", no momento - faz parte do trabalho jornalístico não revelar fontes sem a autorização das mesmas, principalmente quando isso puder vir a prejudicar um trabalho que poderá ser de grande serventia às novas gerações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só não concordo sobre vc dizer que o desfecho está longe. Pelos acontecimentos cada vez mais audaciosos desta corja na AL, faltam poucas coisas para todo o palco estar pronto para a estréia oficial e nacional da ditadura comunista, sendo muito sensata, acredito que mais uns 2 ou 3 anos, ganhe Lula ou não. Muito me preocupa, inclusive e talvez até mais, que este elemento infame não se reeleja e fique como um encosto comandando as diversas faccões criminosas (quadrilha de mensaleiros, sanguessugas, MST's, PCC, CV e só Deus sabe quantos mais aparecerão) para explodir o caos incontrolável de uma revolucão sangrenta e tomarem o poder de forca.